50 anos da Copa de 58: Bandeirantes x Jovem Pan

Neste domingo, dia 29 de junho de 2008, faz 50 anos que o Brasil conquistou seu primeiro título mundial no futebol.
Em 1958, a televisão ainda não tinha condições técnicas de transmitir os jogos ao vivo. Era em torno do rádio que o país parava para acompanhar e imaginar cada lance da partida. De acordo com o jornalista Alberto Helena Jr., em artigo publicado pelo Jornal Bom Dia, as imagens chegavam só mais tarde: "Um, dois dias, depois, via-se o jogo – ou melhor, partes dele –, pela TV ou no cinema."
Há 50 anos, a Bandeirantes e a Panamericana (Jovem Pan) já se destacavam como emissoras dos esportes. No centro de São Paulo, o povo se reunia para acompanhar em uma tela luzinhas que procuravam reproduzir o movimento dos jogadores e da bola, de acordo com a narração da Rádio Bandeirantes. Alberto Helena Jr. esteve presente a algumas destas transmissões e conta que "como São Paulo não podia parar, a Bandeirantes instalou placares eletrônicos no Vale do Anhangabaú e na Praça da Sé, para que o paulistano apressado diminuísse o passo e soltasse a imaginação do que estava se desenrolando lá na fria Suécia." A tela buscava seguir passo a passo a narração dos lances, nas vozes de Pedro Luiz e Edson Leite (que aparecem na foto histórica extraída do site do Milton Neves, ao lado de Fiori Gigliotti).
Para comemorar a data, confira trechos de LPs especiais produzidos pela Bandeirantes e pela Jovem Pan, contando a história dessa conquista.
Clique aqui para ouvir a história do jogo final no especial da Bandeirantes, contada pelo locutor Darcy Reis.
Clique aqui para ouvir a mesma história, desta vez contada pelo saudoso Estevam Sangirardi (que futuramente comandaria seu incrível Show de Rádio), com narrações de Geraldo José de Almeida e Waldir Amaral.
Depois de ouvir as narrações da Copa pela Bandeirantes e pela Jovem Pan, vote na nossa enquete (ao lado) e escolha qual a equipe de rádio campeã daquela copa na sua opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast