A curiosa história do logotom (trilha) que embala o esporte na Rádio Bandeirantes


Mier, abaixo, à direita, integrante do time de colunistas do Você é Curioso?
e comandante do quadro Os Caçadores da Música Perdida

O programa Você é Curioso?, apresentado por Marcelo Duarte e Silvânia Alves, na Bandeirantes, é - na minha opinião - uma das melhores atrações do rádio atual.

Recheado de quadros relacionados à cultura geral, descobrimos verdadeiras peças raras a cada sábado, quando o programa vai ao ar a partir das 10 da manhã (com o horário político, tem começado mais tarde).

No dia 21 de agosto, o colaborador Antonio Mier, em seu “Caçadores da Música Perdida”, respondeu à dúvida de um ouvinte sobre a música das transmissões esportivas da emissora.


(se o player não estiver visível, clique aqui para acessar)

Na edição da semana seguinte, no dia 28 de agosto, outro ouvinte colaborou com o programa e trouxe uma nova informação. Segundo Antonio Mier, "a melodia da música pode ser encontrada também em I've Be Working on The Railroad", anterior à “The Eyes of Texas Are Upon You”.
Há dois registros em que a base da música é ouvida. Um com Elvis Presley na interpretação, em 1963, de “The Eyes of Texas Are Upon You”, composta em 1903 por John Sinclair. O outro clip é o tema de abertura de uma famosa série dos anos 50 da TV americana, “Tales of Texas Rangers”.

Além de ser executada em toda abertura do Domingo Esportivo, de Milton Neves, o tema ainda hoje marca eventos solenes e esportivos nos EUA.

Comentários

Anônimo disse…
O clip comentado acima com referência a série televisiva dos anos 50, aqui no Brasil, recebeu o título de PATRULHEIROS TODDY / PATRULHEIROS DO OESTE, exibida na Rede Tupi de Televisão em 1961, e Tv Bandeirantes em 1969. A série é uma produção de 1955, e surgiu justamente devido à radionovela de mesmo nome criada em 1950, pelas ondas do rádio, o sucesso já era garantido também, naquela época. Um abraço a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast