Música para Eleger – os inesquecíveis jingles políticos dos anos 50 e 60

No segundo capítulo da série Música para Eleger, nosso destaque vai para uma coletânea de jingles políticos publicada pela revista Meio & Mensagem, no final dos anos 1980 (para celebrar a volta das eleições diretas). O CD inclui composições do período que antecedeu a instauração da ditadura militar no Brasil, em 1964.

Nossas peças raras são voltadas para essas incríveis canções políticas. Para mim, elas têm um poder acima do bem ou do mal. Em alguns casos, mesmo quando não nos identificamos com o candidato, os refrões atrelados à campanha dele permanecem em nossa memória.

Relembramos nesta edição algumas produções feitas para a eleição presidencial de 1960. É desta época, um dos mais famosos bordões ligados a um candidato à presidência da república: "varre, varre vassourinha". Repare como o clima de marchinhas carnavalescas imperavam nas canções políticas.

Clique aqui e ouça jingles da campanha de Jânio Quadros.

Acompanhe também as composições que exaltavam Ademar de Barros.

Aqui, um mix com trechos de outras canções que marcaram a disputa de 1960, que incluía ainda o Marechal Lott.

Se, até aqui, o rádio havia sido fundamental na propagação de conceitos sobre as mais diferentes vertentes políticas, a grande expectativa ficava em torno do papel que a TV desempenharia nos eleitores brasileiros. Mas esse poder só seria descoberto duas décadas depois. A ditadura militar varria a criatividade e acabava com a alegria do povo brasileiro.

No próximo capítulo, os jingles que marcaram a redemocratização e a disputa presidencial de 1989.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast