O "real" discurso do rei

No último domingo, assisti ao "Discurso do Rei" no cinema. É de longe o que há de melhor em cartaz. E não me refiro só à atualidade. Entre muitos aspectos importantes, o filme talvez tenha no microfone seu personagem principal. Não qualquer microfone, mas o usado por uma das mais antigas e tradicionais emissoras de rádio do mundo, a BBC de Londres.

O Discurso do Rei é atração obrigatória para entender como a comunicação é essencial e pode transformar um simples cidadão naquele que tem o poder, até mesmo diante do rei.

Naquele tempo, década de 30 e prestes ao mundo entrar em guerra pela segunda vez, o rádio fazia toda a diferença.

Por curiosidade, resolvi buscar o discurso "real". Fiquei fascinado ao me deparar com ele e com uma série de outros registros da BBC London.

Clique aqui e ouça o discurso original do Rei George VI na BBC de Londres em 03 de setembro de 1939. Na ocasião, 3 de Setembro. Grã-Bretanha, França, Austrália e Nova Zelândia se aliam para declarar guerra à Alemanha.

Depois de ficar profundamente tocado pelo filme, minha sensibilidade em relação ao rádio aumentou. Se é que isto é possível. Ao voltar para casa, na hora do almoço, nesta segunda, sequer me importei com o trânsito. Entreti-me completamente diante de um discurso em que o protagonista demonstrava ansiedade e as palavras quase que o driblaram por completo. Imagino que saiba do que estou falando. Pelo caminho, deleitei-me ao ver algumas pessoas, no meio da rua, ou no gramado da av. 23 de Maio, com o radinho grudado ao ouvido.

Sei que se déssemos a mesma atenção a outros discursos, provavelmente teríamos um país diferente, mas isto já é outra história. Aqui refiro-me apenas à emoção que o rádio causou e causa há quase um século.

Vá assistir ao Discurso do Rei na telona e aguarde o outro discurso, que vou disponibilizar ainda esta semana neste blog.

Veja mais:
Acompanhe fotos da BBC durante a 2ª Guerra Mundial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast