Interferência destaca o revolucionário Sistema RB-55

Quadro do “Você é Curioso?” revela como surgiu o bloco comercial no rádio; Rafael Colombo “estreia” na locução comercial


Walter Silva e Henrique Lobo, talentos ligados à história do Sistema RB-55
Foto extraída do site: Café História
Neste sábado, dia 07 de maio, vai ao ar a segunda edição do Interferência. Apresentado pelo professor de comunicação e responsável pelo blog Peças Raras (www.pecasraras.blogspot.com), Marcelo Abud, o quadro é transmitido todo primeiro sábado do mês, dentro do programa “Você é Curioso?”, das 10 às 12 horas. Desta vez, o assunto é a publicidade no rádio dos anos 1950.

O ouvinte vai matar a curiosidade e entender como e quando surgiu o bloco comercial no rádio. A Bandeirantes foi a responsável pela inovação, com o Sistema RB-55. O sistema recebe este nome porque RB passa a ser a abreviação de Rádio Bandeirantes e 55 foi o ano de implantação do novo modelo. A ideia reúne profissionais dos departamentos comercial e artístico na criação de textos para serem interpretados por radioatores. As sequências comerciais passam a ser veiculadas apenas de meia em meia hora. Uma vinheta musical marca a passagem entre uma mensagem e outra. Antes do RB-55, as propagandas interrompiam os programas a todo momento.

Ouça aqui um bloco do Sistema RB-55

O sucesso veio rapidamente. Meses depois do Sistema RB-55 entrar no ar, havia fila para anunciar na Bandeirantes. Colabora para isto o elenco de redatores que faz parte da emissora naquele momento: Oswaldo Molles, Júlio Atlas, Henrique Lobo, entre outros. Tudo sob orientação de um psicólogo, o Dr. Carlos Pedregal,também conhecido como professor Bascaran.

Depois dos detalhes desta história, o “Você é Curioso?” reconstitui um bloco original do programa no estúdio.Desta vez, além dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvânia Alves, o próprio Abud e o chefe de reportagem da emissora, Rafael Colombo participam dando voz a anúncios de produtos como champagne Mozeli, goiabada Cica, Moinho Santa Rosa e Toddy.

Interferência – Sistema RB-55
no “Você é Curioso?”
Sábado, dia 07 de maio, das 10 às 12 horas.
Rádio Bandeirantes AM 840 / FM 90,9 (em São Paulo) ou http://www.radiobandeirantes.com.br/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast