É curiosidade que não acaba mais


No próximo sábado, dia 13 de agosto, tem a festa de 10º aniversário do programa "Você é Curioso"?. A atração que vai ao ar semanalmente, das 10 às 12 h., sob o comando de Marcelo Duarte e Silvania Alves, levou ao ar hoje uma prévia do que o público irá conferir ao vivo semana que vem na Casa de Portugal (confira o programa na íntegra aqui).

Como você que é realmente curioso já sabe, o quadro Interferência também será feito ao vivo e vai reconstituir a tradicional Crônica do Ouvinte, que era apresentada nos programas apresentados pelo saudoso Antonio Carvalho.

Acompanhe aqui minha participação, em que faço uma crônica de improviso para revelar o "Você é Curioso?" faz parte da minha vida.

Abaixo, mais detalhes sobre esta relação de ouvinte-fã-colaborador:

Costumo dizer que a minha paixão pelo rádio vem, literalmente, do berço. Quando era bebê, minha mãe deixava um rádio de pilha ligado junto ao local onde eu dormia, para que eu ficasse calmo e imaginasse ter alguém por perto. Enquanto isto, ela fazia todos os afazeres domésticos.

Mas a primeira vez que tive consciência do quanto realmente gostava do rádio foi com 8 anos de idade. Estávamos no final dos anos 70. Naquela época, no Shopping Ibirapuera, havia um supermercado chamado Bazar 13. Lembro-me que ao juntar tickets de compras podíamos trocar por álbuns e figurinhas do Paulistinha. Ao completar o álbum, levávamos para ser carimbado e trocávamos por algum prêmio. Havia muitos brinquedos, jogos... mas eu escolhi um rádio de pilha CCE azul claro. Naquela época ainda só havia aparelhos de AM.

A partir daquele momento, ouvia o MEU rádio diariamente. Quando tinha jogo do São Paulo, eu colocava o radinho embaixo do travesseiro e me emocionava com o Fiori Gigliote narrando lance por lance da partida. Imaginava tudo na minha cabeça.

O tempo passou. Brinquei de fazer rádio, fiz faculdade de Comunicação, trabalhei como locutor/operador de FM... e jamais parei de ouvir aquele meu amigo inseparável e de todas as horas mesmo.

Com meus 20 anos, intensifiquei esta paixão. Eu não sou daqueles que acordam e já ligam o rádio. Não, na verdade, eu durmo com ele ligado já. Foi nesta fase, na faculdade, que comecei a gostar muito de rádios de notícia.

E foi assim que em um certo dia há 10 anos acordei com uma novidade, um programa curioso, que me chamou atenção por ser apresentado por aquele cara que havia publicado um tal de Guia dos Curiosos, que todo mundo estava comentando. Passei então a ouvir com atenção – TODO FIM DE SEMANA - aquele programa que trazia um assunto mais interessante do que o outro...
Ouvia para me divertir e, além de gostar dos quadros e das entrevistas, passei a curtir demais aquela dupla tão bem entrosada de apresentadores. Além da comunicação do Marcelo Duarte, a voz da Silvânia faz com que o programa fique ainda mais agradável.

Em uma manhã bem fria – apesar de ensolarada – de um mês de junho, em 2004, combinei de ir com meus amigos ao festival de Inverno de Paranapiacaba. No caminho, com o rádio ligado na Bandeirantes, fui surpreendido com uma entrevista do Zeca Camargo, que falava sobre o livro que estava lançando com os bastidores de algumas grandes reportagens que havia realizado. Aquele papo foi pra lá de especial. Percebi que tinha de prestar ainda mais atenção ao Você é Curioso? ... Já que me tornara professor de Comunicação em 2003 e o programa abre bastante espaço para tratar de assuntos ligados à esta área.

Hoje, tenho orgulho não apenas de ouvir, como também de fazer parte desta incrível equipe que todo sábado leva curiosidades dos mais diversos temas para ouvintes como eu, apaixonados pelo rádio e ávidos por conhecimento e alegria.

Mais e boas curiosidades:

O autor do Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte é um comunicador multimídia. Blog, Facebook, coluna em jornal, reportagens esportivas para a ESPN são apenas alguns exemplos de onde encontrar o rapaz. Mas, definitivamente, é no rádio que o talento de Duarte se revela imbatível. Além do "Você é Curioso?" e do Fanáticos por Futebol, na Rádio Bandeirantes, o jornalista participa diariamente com boletins na Bandnews FM, por volta de 9:40 h., e também na emissora que é só FM e só notícia leva conhecimento e diversão ao ar todo fim de semana em seu É Brasil que não acaba mais. Até semana passada, o comando do programa era dividido com Luiz Megale. Como este assumiu o papel de correspondente em Nova Iorque do Grupo Bandeirantes (leia aqui), Maiara Bastianello é a nova parceira de microfone de Marcelo Duarte. A estreia neste sábado, às 13 h., foi excelente. O programa tem reprise às 7 da manhã de domingo e também está disponível no site da Bandnews.

Acompanhe no player abaixo a última edição comandada por Megale, em 1º de agosto:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast