Interferência para o mês das Crianças

Todo primeiro sábado do mês tem Interferência, quadro que produzo para o Você é Curioso?, da Rádio Bandeirantes.

Para abrir o mês das crianças, a edição deste dia 1º de outubro apresentou a ligação entre contos infantis e o rádio, que começa já no final dos anos 1930.

A Bandeirantes tinha o melhor elenco de jovens talentos. Lia de Aguiar, Vida Alves, Cassiano Gabus Mendes e Geraldo Blota, quando ainda eram crianças, brincavam de fazer teatro. O palco era uma espécie de poço em uma casa de calçados da rua São Bento, no centro de São Paulo.

A líder da diversão era a também jovem Sagramor de Scuvero (no destaque, como "garota-propaganda" em anúncio publicado na Folha da Manhã de 09 de setembro de 1954). Ela adaptava e radiofonizava textos da literatura infanto-juvenil. Essa história resulta em um dos primeiros programas de rádio destinados a essa faixa de idade.

Para relembrar daqueles tempos em que os programas infantis estiveram em cena, fique com os protagonistas Silvânia Alves e Marcelo Duarte, que contam com as participações de Rafael Colombo e Laura Dal Rovere para lembrar do Teatro de Brinquedo.


se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui

O Teatro de Brinquedo tem sua pré-estreia na Bandeirantes em 27 de junho de 1939. Oficialmente entra no ar em 3 de agosto de 1939 e é exibido às 4 e meia da tarde das quintas-feiras. Logo o divertimento cresce e as peças passam a ser encenadas no Centro do Professorado Paulista, em um teatro para mil pessoas.

O elenco da atração conta com crianças de 7 a 12 anos, que aprendem a sapatear, declamar e a falar de maneira clara em uma Escola de Arte criada com esta finalidade.

Acompanhe todos os episódios da série Interferência aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast