Inteligência no ar: a entrevista com Ronie Von no Jornal Gente


Fotos da entrevista de Ronie Von ao Jornal Gente de sábado,
27 de outubro, extraídas do página do Facebook da Rádio Bandeirantes


Uma das características do rádio que prevalece nos dias de hoje é a instantaneidade. A informação é transmitida no momento em que acontece, muitas vezes com o auxílio precioso do ouvinte. Isto é fascinante e não deixa dúvida de que o rádio é o meio de comunicação mais ágil de todos.

Mas acredito que falte dosar um pouco melhor esse aspecto de prestação de serviço e de informação o tempo todo com conteúdos mais leves. Aliás, antes de continuar, é bom ressaltar que me refiro neste post mais especificamente ao radiojornalismo. Bem, como dizia, sinto falta de uma parada no ritmo alucinante das notícias na programação que vai ao ar de segunda a sexta. Não faz muito tempo, a partir das 10 da manhã, em geral, as emissoras exibiam entrevistas com personalidades artísticas, levavam ao ar música ao vivo no estúdio e outros formatos que tornavam o trânsito mais agradável.

Hoje, esse tipo de "válvula de escape" da realidade a que estamos submetidos perde espaço em prol dos giros das notícias mais importantes, que antes eram de hora em hora; passaram a ser de meia em meia hora há duas décadas; até que decidiram que em 20 minutos, tudo pode mudar; e agora, a cada quarto de hora, o mundo gira em nossas cabeças.

Mais uma parada para esclarecer que sou um ouvinte assíduo dessas emissoras. Acredito que o recurso da constante inserção de colunistas ajude a tornar mais interessante a engrenagem de cada uma delas, porém sinto falta de um tempo em que após um período dedicado a atualizar o ouvinte, havia um período de maior criatividade e produção, hoje restrito às manhãs de sábado. Ok, é o dia em que o rádio tem um número menor de ouvintes, mas que por outro lado dedicam maior atenção àquilo que ouvem, o que transforma esse o momento ideal para entrevistas inteligentes, quadros mais ousados, programas de variedades, grandes reportagens etc.

Nesse contexto, estou viciado nas entrevistas de sábado do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Falei recentemente, por exemplo, da participação de Ricardo Boechat nesse espaço. Na sequência, um belo papo com Pedro Luiz Ronco e na semana passada foi a vez de Ronie Von. Reproduzo abaixo, texto e áudio originários do site da "rádio que tem opinião".

"O cantor, piloto de avião e apresentador de TV falou com Thays Freitas, Rafael Colombo e José Paulo de Andrade sobre a trajetória de sua carreira como cantor e de seus projetos atuais na TV em uma conversa divertida e cheia de lembranças".

Agora, clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.

Obs: depois de algum tempo, os áudios ficam indisponíveis no site das emissoras. Se isto acontecer com algum conteúdo que você está acessando aqui no blog Peças Raras, avise a administração desse site no espaço dedicado aos comentários da respectiva postagem. Na medida do possível, buscaremos atualizar o conteúdo com áudio que está armazenado em nosso banco de dados próprio.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast