Alexandre Beck e as Tiras do Armandinho




O destaque do canal de Educação do Instituto NET Claro Embratel desta semana é o ilustrador Alexandre Beck. Conversamos com ele sobre as tiras do Armandinho. Ouça aqui um trecho extra da entrevista. O áudio completo está no link: goo.gl/BzJ2pH
Criador do personagem Armandinho, o ilustrador Alexandre Beck teve influências na própria família. Quando criança, recebeu o incentivo de seu saudoso tio-avô Aldo Beck, que retratava em pinturas a antiga Florianópolis. Também tem orgulho de seu tio Sérgio Beck, dedicado às artes e à docência. Com isso, desde pequeno, teve no desenho uma forma de se integrar à turma na escola. Por ser algo que elogiavam, a ilustração facilitou o relacionamento dele com outras pessoas, já que era um menino tímido. “Eu fiquei frustrado depois, quando fui crescendo, por perceber que aquilo – perante a sociedade – não era considerado um trabalho sério.”

Com o surgimento de Armandinho, essa percepção começou a mudar. Beck já assinava tirinhas no Diário Catarinense, em 2009, quando foi desafiado a criar uma tira para ilustrar matéria sobre economia doméstica, que sairia no dia seguinte. Para dar conta da urgência, montou três charges rápidas de um trabalho que era inédito. “Eu fiz um par de pernas para o pai, um par de pernas para a mãe. Funcionou, o pessoal do jornal gostou, foi rápido pra fazer”. Na época, a filha do cartunista tinha 7 anos e Beck se colocou no lugar dela para tentar entender o ponto de vista de uma criança.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast